You are currently viewing Turismo na China: estratégias inovadoras para um crescimento sustentável

Turismo na China: estratégias inovadoras para um crescimento sustentável

  • Post published:

O turismo na China, assim como em qualquer lugar, serve como uma força motriz essencial para a economia, englobando uma fusão de tradição milenar e modernidade. Nos últimos anos, o governo chinês tem implementado políticas robustas para revitalizar este setor, adaptando-se às mudanças globais e às expectativas dos turistas.

Estas estratégias não apenas visam recuperar os números pré-pandemia, que alcançaram quase 143 milhões de entradas internacionais em 2019, mas também otimizar a qualidade e a acessibilidade do turismo.

Investimentos em infraestrutura modernizam a experiência dos turistas 

O desenvolvimento da infraestrutura turística na China tem sido impressionantemente estratégico. O Aeroporto Internacional Daxing em Pequim, por exemplo, é uma maravilha da engenharia moderna com capacidade para atender 72 milhões de passageiros anualmente, facilitando significativamente o acesso ao país.

Em paralelo, a extensa rede de trens de alta velocidade da China, que se estende por mais de 37.000 quilômetros, conecta diversas regiões, diminuindo drasticamente o tempo de viagem e aumentando o conforto dos visitantes.

Além disso, o surto de construções de hotéis e resorts em destinos estratégicos, como Xiamen e Chengdu, demonstra um compromisso com acomodações de alta qualidade que atendem a diferentes perfis de turistas, desde os mais aventureiros, àqueles que priorizam o conforto. 

Leia também: Os 10 lugares mais instagramáveis da China (Foi difícil escolher somente 10!)

Preservação cultural: a chave do turismo na China 

A China valoriza profundamente a preservação do seu patrimônio histórico-cultural, o que atrai turistas de todos os cantos do mundo que buscam desvendar as maravilhas de uma das civilizações mais antigas do globo.

Investimentos em restauração e conservação de locais como a Grande Muralha e o Templo do Céu são testemunhos do compromisso do país com a proteção de seu legado através do tempo. 

Milhões de visitantes anuais passam por estes centros turísticos e participam das festividades locais, tais como os festivais tradicionais,, que são intensamente promovidos.

Por exemplo, o Festival da Lanterna e o Festival do Barco-Dragão oferecem aos turistas uma experiência inesquecível de imersão na cultura chinesa, com dança, música e gastronomia popular. 

O marketing nas redes também tem o seu papel! 

Na frente digital, o país também vem adotando estratégias para promover seus destinos turísticos.

A colaboração com influenciadores digitais para a criação de conteúdo atraente e autêntico tem provado ser um meio eficiente de engajar audiências internacionais (tanto na China como em qualquer outro país, devido à intensa transformação digital que estamos vivendo pós-pandemia). 

Nesse sentido, o governo chinês, em colaboração com grandes plataformas digitais como WeChat e Alibaba, lançou campanhas de marketing online que utilizam big data e inteligência artificial para segmentar e atrair turistas potenciais.

Em 2019, a campanha “Beautiful China” utilizou essas tecnologias para alcançar mais de 200 milhões de pessoas em diversas plataformas digitais, resultando em um aumento no engajamento.

O uso de realidade virtual (VR) para oferecer tours de destinos famosos, como a Grande Muralha e a Cidade Proibida, tem permitido a experiência desses locais históricos a partir de qualquer lugar do mundo, atraindo um interesse renovado mesmo entre aqueles que não podem visitar pessoalmente.

Turismo na China e facilitação de vistos 

Por outro lado, as reformas nas políticas de vistos estão tornando a China mais acessível aos olhos do mundo. A introdução de vistos eletrônicos e regimes de isenção de vistos para estadias curtas em metrópoles como Xangai e Pequim tem se mostrando eficazes para aumentar o turismo local.

Estas políticas permitem que visitantes de diversos países explorem a China sem o ônus burocrático de um processo de visto tradicional, promovendo assim uma maior conectividade e interação cultural, além de uma maior predisposição para com o país. 

Ecoturismo e sustentabilidade 

O compromisso com o ecoturismo e a sustentabilidade reflete uma nova fase geracional do turismo na região. A criação de parques nacionais, como o de Sanjiangyuan, localizado na província de Qinghai.

Este parque, que é uma das fontes principais dos maiores rios da Ásia, como o Yangtzé e o Mekong, foi estabelecido como parte de um projeto nacional para proteger e preservar a biodiversidade e os recursos hídricos. O governo chinês investiu aproximadamente $1,5 bilhão de dólares neste projeto, que também inclui programas de educação ambiental para comunidades locais e turistas.

Além disso, a China está promovendo ativamente o turismo rural, que permite aos visitantes experimentar a vida agrícola sustentável em áreas menos desenvolvidas, ajudando a diversificar a economia local e a distribuir os benefícios do turismo.

Essas iniciativas ajudam a preservar a biodiversidade e oferecem aos turistas experiências memoráveis e educativas, sem interferir na natureza e na preservação da mesma. 

Capacitação de profissionais do turismo na China 

Com o aumento do turismo, a demanda por profissionais qualificados também cresceu. Por isso, o país vem estabelecendo centros de formação turística em várias províncias, visando elevar os padrões do serviço no setor.

Por exemplo, a China Tourism Academy, parte do Ministério da Cultura e Turismo, oferece uma ampla gama de cursos que cobrem desde gestão de hospitalidade até operações turísticas e marketing.

Além disso, programas de intercâmbio com instituições internacionais têm permitido aos profissionais chineses adquirir experiências globais, trazendo novas perspectivas e práticas para o turismo local.

 

Em resumo, se você está curioso e com vontade de visitar a China, este pode ser o sinal que você estava esperando. Uma coisa é certa: o país recebera você e todos os seus visitantes bem-intencionados de braços abertos! 

Na Nin Hao você mergulha nas tradições chinesas!

Acreditamos que uma língua não é feita apenas de palavras ou ideogramas. Nosso sistema de ensino permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia, mas também para o mercado de trabalho.

Sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo. Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, ou mesmo continuar aprendendo sobre a cultura chinesa no Brasil, visite o nosso site!