You are currently viewing Nó chinês: a tradição para fechar acordos que perdurou no tempo

Nó chinês: a tradição para fechar acordos que perdurou no tempo

  • Post published:

Antigamente, os chineses amarravam um nó com barbante nos dedos para marcar eventos, firmar acordos e contratos, pois não existia escrita formal.

Com o tempo, criaram estilos diferentes para cada tipo de evento: mais complexos para lembrar fatos importantes e mais simples para eventos corriqueiros, aprimorando uma técnica intrincada e nobre com inúmeras variações.

Hoje em dia, há pouco mais de uma dezena de nós básicos. A partir deles, criam-se variantes mais complexas tanto pela combinação quanto pela repetição dessas formas básicas. Utiliza-se principalmente o cordão de seda, e cada nó deve ter uma camada dupla para garantir simetria em ambos os lados.

Existem duas categorias comuns de nós chineses: os feitos para pendurar e os que servem para adornar e amarrar roupas, pingentes, etc. Independentemente da função específica ou de serem elementos decorativos, eles simbolizam ideias diversas, como amor, busca da felicidade, sorte e outros.

O panchang (pán cháng jié) ou “nó de bobina longa”, de longe o mais famoso, complexo e místico, tem cor vermelha tradicionalmente e relaciona-se com a busca por uma vida feliz e longeva.

Geralmente, faz-se esse nó com um único cordão, simbolizando vida eterna. Dessa forma, cada dobra, torção e amarra corresponde a etapas inevitáveis do ciclo infinito da existência.

nó chinês

Encontram-se diversas variedades de nós chineses, sendo os mais comuns aqueles que reproduzem motivos de plantas e animais. Alguns exemplos incluem:

Nó de botão

O mais comum, forma-se bem apertado, criando uma pequena esfera. Ele é muito utilizado em fechos de vestuário.

Trevo

Similar a um trevo, comporta várias variações a partir do nó básico.

Nó do tesouro

Assim como o nó de botão, o do tesouro tem a forma de uma bolinha que pode ter mais ou menos voltas.

Borboleta

Bastante ornamental e costuma associar-se ao amor e à felicidade conjugal.

Nó da boa sorte

Muito comum e antigo,  ganhou um nome específico recentemente devido ao seu uso frequente em amuletos e decorações orientadas pelos preceitos do Feng Shui.

Continue acompanhando a Nin Hao para mais conteúdos como esse!