You are currently viewing História do chá: como surgiu a bebida na China

História do chá: como surgiu a bebida na China

  • Post published:05/12/2023

No território chinês, existem várias lendas sobre a história do chá. Entre elas, a mais célebre tem suas raízes no governo do Imperador Sheng Nung, popularmente conhecido como o Curandeiro Divino. Tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la.

Certo dia, repousando sob uma árvore, o soberano deixou sua xícara de água esfriando. Logo percebeu que algumas folhas de chá verde haviam caído no líquido, conferindo-lhe um tom castanho. Ao experimentá-lo, descobriu um sabor agradável e difundiu o consumo desta bebida entre seus súditos.

A bebida na China e no Japão

 

Durante a dinastia Tang (618-906 d.C.), os monges budistas passaram a produzir a bebida. O monge Lu Yu foi o primeiro a escrever sobre as várias formas de cultivo do chá e a melhor maneira de elaborá-lo, na obra intitulada Ch’a Ching.

No início do século IX, monges do Japão levaram consigo algumas sementes da planta, iniciando o cultivo do hábito que se tornaria tradição neste país. Tanto na China quanto no Japão, a bebida conquistou um desenvolvimento sem igual em todos os ambientes, especialmente no religioso, integrando um cerimonial sagrado.

Expansão do chá pelo mundo

O desembarque do chá na Europa ocorreu gradualmente. A princípio, foi por intermédio da Ásia Central e da Rússia, e depois pelos portugueses, que a partir do fim do século XV, realmente disseminaram o uso da bebida por toda a Europa.

Na Inglaterra, este hábito tornou-se tradicional a partir do século XIX, e hoje, o chá é uma bebida consumida no mundo inteiro.

Cerimônia do Chá na China

Entretanto, é na China que a importância da bebida continua sendo celebrada por meio da Cerimônia do Chá.

Inicialmente, a planta era cultivado e usada exclusivamente como erva medicinal, principalmente dentro dos Templos.

Posteriormente, os monges perceberam que poderiam ilustrar profundos conceitos filosóficos através dele.

Por isso, o espírito desta Cerimônia é descrito como Hé (Paz), Jìng (Respeito), Ji (Harmonia) e Qing (Pureza).

Continue acompanhando a Nin Hao para mergulhar nas tradições chinesas!